O cacau cabruca como cultura amiga da floresta é cada vez mais destacado por sua exploração econômica e ambientalmente sustentável, porque produz de forma viável ao mesmo tempo em que preserva e favorece o aumento da produção de água.
Esse agroecossistema preserva, como nenhum outro cultivo agrícola, a qualidade dos solos em níveis próximos aos de uma floresta natural, contribuindo para a manutenção dos mananciais aquíferos, para a conservação das nascentes, áreas de recarga, mata ciliares, entre outros, essenciais para a oferta de água. (Setenta e Lobão, 2000)
Vale ressaltar que o sistema cabruca está presente na Mata Atlântica, que concentra 72% da população, 17 estados, 3.429 municípios, três dos maiores centros urbanos do continente sul americano e nove das 12 bacias hidrográficas do país. Isso significa 70% do PIB nacional. Hoje, este imprescindível bioma está reduzido a apenas 12,4% da cobertura original.
#BiofábricadaBahia #GovernodaBahia #SDR #diamundialdaagua #meioambiente #desenvolvimentorural #agricultura #agriculturafamiliar #sustentabilidade #rural #cacau
Comments