top of page

Biofábrica da Bahia supera danos da enchente e entrega mais de 163 mil mudas à agricultura familiar

O primeiro trimestre de 2022 foi desafiador para a agricultura devido aos danos causados pela enchente que atingiu a região sul da Bahia no último dezembro. Na Biofábrica da Bahia, somente o jardim clonal, de onde é retirada a matéria-prima para produzir novas mudas, teve perda de 70% de suas plantas. Desde então, os esforços da equipe fizeram com que o primeiro trimestre do ano fosse de superação, sendo finalizado com a plena produção restabelecida e 163.300 mudas distribuídas a 1.152 famílias agricultoras pela Bahia.


O jardim clonal já foi reestruturado e, paralelamente, a Biofábrica conseguiu cumprir o compromisso de continuar entregando mudas a centenas de agricultores familiares que estavam na expectativa de agregar valor ao seu plantio, com os materiais de excelência que são os da Biofábrica, numa ação possibilitada em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).


A exemplo da comunidade da Associação da Região Lagoa da Pedra, no município de Mirante, no Sudoeste Baiano, que recebeu 10 mil mudas. “A gente agradece a parceria com a Biofábrica e a SDR pelas mudas, que vão proporcionar aos associados emprego e renda”, destaca o agricultor Sérgio Oliveira, que foi beneficiado pela ação.

“Agradecemos à SDR e à Biofábrica da Bahia por terem doado para os agricultores do nosso município, o que irá melhorar a renda de nossos agricultores familiares”, relata o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) no município, José Roberto Souza.


“Após 90 dias da enchente que acometeu a região sul da Bahia, estamos comemorando a produção plena da nossa Biofábrica. Hoje, dispomos de 600 mil a 700 mil mudas, entre cacau, essências florestais e mandioca. Juntamente com a SDR e o Governo do Estado, estamos já em condições de atender tanto nosso contrato de gestão com o estado, quantos nossos produtores”, comemora o Diretor-Presidente do instituto, Jackson Moreira.

Mariana Ferreira

Jornalista - DRT 4471

Radialista - DRT 7592

Assessoria de Imprensa

(73) 9 8144-0046



10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page