• Mariana

Biofábrica e Plano de Ação Territorial implantam maniveiros no extremo sul da Bahia

O Instituto Biofábrica de Cacau (IBC) e o Plano de Ação Territoral (PAT) da Mandiocultura estão implantando maniveiros no extremo sul da Bahia. Maniveiros são como poupanças de mudas de qualidade, feitas por agricultores que já trabalhavam com a cultura da mandioca que passaram a ter a função de produzir manivas. Em pouco mais de um mês, a parceria entre IBC e PAT já levou a agricultores familiares do extremo sul 20 mil mudas de diversas variedades de mandioca, que foram implantadas em quatro maniveiros, nos municípios de Medeiros Neto, Nova Viçosa, Prado e Alcobaça.


As famílias da Associação São Francisco, localizada no município de Prado, e da comunidade Cana Brava, no município de Alcobaça, foram contempladas na última semana com 10 mil mudas de mandioca da Biofábrica, que são produzidas através do Projeto RENIVA, uma rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária, numa parceria com a Embrapa. As primeiras comunidades a receberem as mudas para a implantação dos dois primeiros maniveiros foram Bela Vista, de Nova Viçosa, e um grupo de agricultores familiares de Medeiros Neto. Até o mês de junho, a Biofábrica pretende beneficiar mais dois maniveiros em outros municípios da região.


PAT – No prazo de quatro anos, o Plano de Ação Territorial tem como objetivo aumentar em 40% a produtividade da mandioca na região. Serão implantados 22 maniveiros e 36 unidades demonstrativas, com a utilização de um sistema de produção definido pela Embrapa e mudas disponibilizadas pela Biofábrica.


O PAT da Mandiocultura é coordenado por representantes dos 11 municípios do extremo sul da Bahia – Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Teixeira de Freitas. Ele é resultado de uma parceria entre o Banco do Nordeste, através do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER), a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, o Instituto Biofábrica de Cacau, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Núcleo Diretivo do Território, secretarias municipais de agricultura, Fíbria Papel e Celulose, Ceplac, Bahiater, sindicatos de agricultores familiares, sindicatos rurais, cooperativas e associações.


Cada município possui o seu Comitê Gestor Local, que tem a atribuição de implementar as ações junto aos agricultores familiares. De acordo com a coordenação do PAT, o maniveiro de Alcobaça será diferenciado. “Ele receberá 23 variedades de manivas. Será o maniveiro guardião de todas as variedades de manivas difundidas pelo Instituto Biofábrica de Cacau”, destacou.



608 visualizações
Parque Fabril - Banco do Pedro
Rod. BA, 262, Ilhéus/Uruçuca - Km 32
WhatsApp: (73) 3689-6001
Telefone: (73) 3689-6103