Fatos sobre a importância do cacau para o Brasil:
O Brasil é o único país no mundo que tem a cadeia produtiva completa do cacau: da produção de mudas ao mercado consumidor dos seus produtos, como a amêndoa, o chocolate e a manteiga de cacau.
Nosso mercado consumidor está entre os cinco maiores do mundo. Aqui, a demanda pela amêndoa é muito alta e toda a produção que é colhida é vendida, conforme dados da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC).
Levantamento feito pela Unesco, em 2018, apontou que o país tem cerca de 126 mil propriedades produtoras de cacau, presentes em várias regiões, como os estados do Espírito Santo e Rondônia, mas principalmente na Bahia e no Pará, onde estão 90% das propriedades, grande parte com menos de 10 hectares de área plantada. Uma diferenciação nos perfis dessas regiões é que, na Bahia, as lavouras cacaueiras estão no meio da Mata Atlântica, no sistema cabruca, e no Pará elas são em linha sem sombreamento.
Nesse cenário, a cadeia produtiva do cacau vem se recuperando cada vez mais no país, reforçando sua grande relevância socioeconômica para o Brasil, empregando a mão-de-obra direta de centenas de milhares de pessoas e despontando como o país que tem a cadeia produtiva com o maior potencial de crescimento sustentável, inclusive auxiliando na recuperação de áreas degradadas.
O que você acrescentaria nessa lista de fatos sobre a relevância da cadeia produtiva do cacau no nosso país? Deixe nos comentários.
Mariana Ferreira/Biofábrica da Bahia
Comments