• Mariana

Dia de Campo com lançamento do Crédito Instalação na modalidade Cacau

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com a Biofábrica de Cacau, a Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), promoveu um Dia de Campo com lançamento do Crédito Instalação na modalidade Cacau – o Crédito Cabruca.


O evento aconteceu nesta terça-feira (13), no Assentamento Terra Vista, em Arataca, sul da Bahia, e contou com as presenças do presidente do Incra, Leonardo Góes, do diretor administrativo da Biofábrica, Valdemir Santos, representantes de outras entidades e assentados agricultores familiares.


Através do Crédito Cabruca, as famílias assentadas produtoras de cacau poderão acessar até R$ 18 mil em recursos. Na Bahia, existem 118 assentamentos que somam 19 mil hectares destinados, exclusivamente, à cacauicultora. Um total de 42 desses contratos irá atender trabalhadores rurais do Terra Vista, que é uma área de reforma agrária referência na produção orgânica de cacau e chocolate artesanal na Bahia e possui 55 famílias assentadas.


Ao todo, até o fim do ano, o Incra irá formalizar 300 contratos da modalidade Cacau do Crédito Instalação. A perspectiva é de que cinco mil famílias assentadas poderão ser atendidas por essa linha de crédito no futuro.

No Dia de Campo, o Incra ainda anunciou parcerias com a Ceplac e a UFSB. Na oportunidade, a Biofábrica, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, distribuiu aos agricultores familiares mudas de cacau, pau-brasil, jatobá, ipê e quaresmeira.


Imagens: Aguido Ferreira



28 visualizações