top of page

Missão Técnica da Colômbia encerra visita à Bahia e conhece o Instituto Biofabrica da Bahia

Integrantes de uma Missão Técnica do Governo da Colômbia, conheceram, nesta sexta-feira (22), a proposta do Instituto Biofábrica da Bahia. O diretor-presidente Valdemir Santos, apresentou o órgão à comitiva formada por representantes do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Agência de Desenvolvimento Rural daquele país.


Na oportunidade, Valdemir Santos ressaltou a importância estratégica da Biofabrica, contribuindo para organização da base produtiva em parceria com a CEPLAC, EMBRAPA e ADAB. O presidente da Agência de Desenvolvimento Rural da Colômbia (ADR), Luis Higuera, falou dos aprendizados e afirmou que as experienciais vistas nos modelos de associativismo e cooperação na Bahia, devem ser fortalecidas e replicadas, urgentemente no seu país.


Valdemir Santos destacou a iniciativa do Estado da Bahia para criação da primeira unidade no mundo destinada à produção contínua, em escala industrial, de genótipos (clones) de cacaueiros, resistentes a doenças e de alta produtividade. A unidade fabril produz, ainda, mudas de outras espécies, a exemplo de mandioca, espécies florestais e fruteiras, que são distribuídas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, através de doação aos agricultores familiares, comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, indígenas, extrativistas, quilombolas, jovens e mulheres do campo.


O presidente da Agência de Desenvolvimento Rural da Colômbia (ADR), Luis Higuera, falou dos aprendizados e afirmou que as experienciais vistas nos modelos de associativismo e cooperação na Bahia, devem ser fortalecidas e replicadas, urgentemente no seu país.


O representante da Colômbia no Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Humberto Oliveira, parabenizou os governos federal e estadual pelos exemplos de inclusão sócio produtivas.


Também presente na reunião, representante da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Almada e Adjacências, que também apresentou exitoso modelo de negócio na produção e comercialização de chocolate.


O diretor da Bahiater, Lanns Almeida referendou o trabalho inovador da Biofabrica e a verticalização da produção através da assistência Técnica. Já Wilson Dias e Fernando Cabral, representando a CAR, detalharam as ações e programas da Companhia.





20 visualizações0 comentário

Kommentarer


bottom of page