top of page
001_A.jpg

QUEM SOMOS

Primeira unidade do mundo destinada à produção contínua, em escala industrial, de genótipos (clones) de cacaueiros selecionados, resistentes a enfermidades e de alta produtividade. A Biofábrica da Bahia é uma Organização Social, vinculada ao Governo do Estado da Bahia, que realiza a gestão do equipamento público Biofábrica de Cacau. Inaugurado em outubro de 1999, o equipamento tem como um dos seus objetivos a produção de mudas clonais.

Localizado no distrito de Banco do Pedro, município de Ilhéus, Território Litoral Sul da Bahia, a Biofábrica da Bahia é responsável pela multiplicação de clones resistentes a doenças, dentre elas, a “vassoura-de-bruxa”. Possui a maior área de viveiro em campo aberto do mundo, com 40 mil metros², 20 viveiros e capacidade de armazenar 4,8 milhões de plantas. No local, está instalado um dos mais modernos laboratórios de micropropagação do Brasil. Em 2019, conta com 10 variedades de mudas frutíferas, 12 clones de cacau, 14 variedades de essências florestais e mais de 100 variedades de mandioca, além de orquídeas.

A parceria com o Governo do Estado da Bahia se dá por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri). A Biofábrica da Bahia, possui certificações da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e trabalha com protocolos desenvolvidos junto à Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

MISSÃO

Produzir, multiplicar e distribuir aos agricultores materiais genéticos de mudas de alto valor agronômico." Para: mudas de material genético com alto valor agronômico. Bem como produzir mudas selecionadas de fruteiras tropicais e essências florestais, compatíveis com o ecossistema da Mata Atlântica.
bottom of page