top of page

Novo contrato de cooperação técnica reforça parceria entre Biofábrica e Embrapa

Novo contrato de cooperação técnica reforça parceria entre Biofábrica e Embrapa


Após uma visita técnica, realizada por pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura no mês de março, em que foram avaliadas as condições de desenvolvimento de novas variedades de mandioca no Instituto Biofábrica da Bahia, foi assinado, na quarta-feira (5), uma carta/proposta para um novo contrato de Cooperação Técnica entre as duas instituições. O novo documento amplia a parceria histórica, reforçando o desenvolvimento de mudas de alto padrão fornecidas pela Biofábrica a partir das pesquisas da Embrapa.


A Biofábrica é um dos principais parceiros na Rede Reniva, atuando em estreita relação com o Programa de Melhoramento Genético de mandioca da Embrapa Mandioca e Fruticultura desde 2012. O novo contrato de cooperação técnica e financeira tem o objetivo de avançar nos conhecimentos relacionados à produção de mudas com garantia de identidade genética e sanidade vegetal, por meio de experimentações e validações agronômicas.


O novo contrato com a Embrapa vai ao encontro das expectativas tanto do Governo do Estado quanto da Embrapa, no que se refere às ações para produzir ainda maior volume de mudas, miniestacas e outros tipos de materiais de plantio de mandioca, assim como mudas micropropagadas de novas cultivares de bananeiras e abacaxizeiros, produzidas pelos respectivos programas de melhoramento genético.


Com o novo contrato, serão realizadas ações para a execução de trabalhos de pesquisas e transferência de tecnologias. Essas ações consistem no desenvolvimento de tecnologias visando a micropropagação de mudas e/ou multiplicação por outras tecnologias, de cultivares de bananeiras, abacaxizeiros e mandioca, bem como o desenvolvimento de arranjos e procedimentos que contribuam para a promoção da Rede Reniva em todo o território nacional. 


Esta cooperação irá auxiliar na continuidade das ações de promoção da Rede Reniva, o que tem resultado na implantação de diversos maniveiros âncora e ponta, promovendo efetiva inovação no sistema produtivo da mandioca. Ademais, será de fundamental importância para que uma estrutur